Economistas: FMI deve ajudar Portugal a cortar défice (vídeo) - TVI

Economistas: FMI deve ajudar Portugal a cortar défice (vídeo)

Economistas ligados ao programa «Contas à Vida» do TVI24 publicam manifesto

Os três economistas ligados ao programa «Contas à Vida» do TVI24 - António Perez Metelo, Joaquim Pina Moura e Braga de Macedo - consideram desejável que o Fundo Monetário Internacional (FMI), seja chamado a contribuir para a estratégia de combate ao défice, a adoptar por Portugal até 2013.

As medidas destinadas a cortar o défice orçamental dos 9,3% do Produto Interno Bruto (PIB), estimados em 2009, para menos de 3% em 2013, deverão constar da actualização do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), que o Governo tem de entregar em Bruxelas nos próximos dias.

Veja aqui a reportagem

Os três economistas entendem que várias instituições devem ser ouvidas e dar o seu contributo no delinear desta estratégia. «É muito importante que o acompanhamento da situação económica nacional colha os contributos dos órgãos próprios da União Europeia, designadamente do Conselho ECOFIN (que reúne os ministros das Finanças da Zona Euro) e do Banco Central Europeu (BCE). Neste quadro de acompanhamento multilateral pensamos que seria útil colher a experiência e a opinião do FMI cujo conhecimento da economia portuguesa é antigo e consistente», dizem num manifesto.

Veja aqui a continuação
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE