Empréstimos às famílias e empresas continuam em queda - TVI

Empréstimos às famílias e empresas continuam em queda

  • ALM
  • 14 jun 2017, 13:37
Dinheiro

Abril ficou marcado pelo recuo no montante emprestado pelos bancos às famílias mas também às empresas, segundo os dados do Banco de Portugal. Ao nível dos depósitos das famílias também se nota um decréscimo

Os empréstimos às famílias portuguesas para a habitação e para outros fins continuaram em queda em abril. Mesmo assim, menos que em março. Os empréstimos às empresas também desceram.

Os empréstimos concedidos pelos bancos a particulares para habitação descera em abril (2,6%) em termos homólogos, assim como os concedidos a sociedades não financeiras (2,2%), segundo dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).

Em março, as taxas de variação anual (tva) destes empréstimos tinham sido igualmente negativas, embora ligeiramente inferiores (-2,7% e -2,3%, respetivamente).

No conjunto da área do euro, as tva nos empréstimos a sociedades não financeiras e a particulares (habitação) foram de 1,6% e 3%, respetivamente, superiores às tva de 1,7% e 2,9% observadas em março, acrescenta.

No que toca aos depósitos dos particulares, também continuam a descer em Portugal, contrariando a tendência de abril na zona euro. Já os depósitos de as empresas portuguesas subiram 13,6% em abril, acima dos 5,5% na zona da moeda única.

Evolução dos empréstimos e depósitos

Continue a ler esta notícia