Grécia: credores privados trocam dívida por novas obrigações - TVI

Grécia: credores privados trocam dívida por novas obrigações

Grécia

Privados que participem no perdão da dívida vão trocar dívida por outros títulos gregos e do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira

Relacionados
Os credores privados da Grécia que participem no perdão da dívida vão trocar a dívida helénica que detêm por outros títulos gregos e do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira, de acordo com uma fonte citada pela agência AFP.

Deste modo, para um valor inicial de 100 títulos, cada credor irá receber 35 obrigações da Grécia com maturidade de 30 anos e 15 títulos de dívida do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), sendo os restantes 50 considerados perdidos.

As obrigações emitidas pelo FEEF a que estes credores vão aceder serão títulos de curto prazo, o que lhes permitirá receber algum dinheiro num horizonte próximo.

Quanto aos novos títulos gregos, estes terão um rendimento de cerca de 3,5 por cento ao ano, de acordo com outras fontes citadas pela agência de notícias France Presse.

O acordo entre Atenas e os credores privados, que tem ainda de ser aprovado pelo Eurogrupo (na reunião desta quarta-feira) pretende eliminar pelo menos 100 mil milhões de euros de dívida grega nas mãos de credores, como bancos, seguradoras e fundos, permitindo ao país reduzir o total da dívida, dos 160 por cento do Produto Interno Bruto, previstos para 2020, para 120 por cento.

O ministro das Finanças grego, Evangelos Venizelos, disse este domingo que espera lançar a troca de dívida até sexta-feira, 17 de Fevereiro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados