Saiba qual o valor do Complemento Solidário para Idosos este ano - TVI

Saiba qual o valor do Complemento Solidário para Idosos este ano

Dinheiro

Portaria já foi publicada e fixa um aumento de 0,5% a 2016. Há quase 161 mil pessoas a beneficiar do CSI em Portugal. Taxa de risco de pobreza entre os mais velhos estava nos 18,3% em 2015

Se recebe ou tem algum familiar que receba o Complemento Solidário para Idosos (CSI) saiba que o valor de referência que foi fixado para este novo ano de 2017 é de em 5.084,30 euros por ano.

Ou seja, por mês, os beneficiários - quase 161 mil em Portugal - vão receber 423,69 euros por mês. São mais 0,5% face a 2016 ou, na prática, mais 2,11 euros, segundo a portaria publicada. O valor situava-se nos 5.059,00 por ano, 421,58 euros mensais, em 2016.

Para o Governo, o Complemento Solidário para Idosos é “um instrumento fulcral no combate à pobreza dos idosos com idade superior à idade normal de acesso à pensão de velhice do regime geral de segurança social”. Daí ter lançado uma campanha de divulgação do CSI nos meios de comunicação social, entre 11 de novembro e 1 de dezembro últimos.

O valor de referência já tinha sido atualizado no ano passado, “após vários anos sem atualização”. Volta agora a sê-lo, num diploma assinado pelos ministros das Finanças, Mário Centeno, e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva.

Segundo os indicadores mais recentes do Instituto Nacional de Estatística, a taxa de risco de pobreza entre os idosos voltou a subir em 2015, situando-se nos 18,3%, mais 1,3 pontos percentuais face ao ano anterior.

O Complemento Solidário para Idosos é um apoio em dinheiro pago mensalmente aos idosos de baixos recursos com mais de 66 anos

Veja também: Idosos ganharam mais mês e meio de esperança de vida

 

Continue a ler esta notícia