Luz Saúde também suspende acordo com ADSE - TVI

Luz Saúde também suspende acordo com ADSE

  • 12 fev 2019, 15:51

Grupo junta-se à José de Mello Saúde, que suspendeu a convenção em toda a rede CUF. Decisão afetará mais de 250 mil beneficiários deste subsistema de saúde

O grupo Luz Saúde também suspendeu o acordo com a ADSE, horas depois de a José de Mello Saúde ter formalizado a suspensão da convenção em toda a rede CUF, confirmou a TVI.

A decisão afetará mais de 250 mil beneficiários deste subsistema de saúde.

De acordo com uma mensagem interna enviada aos colaboradores, nesta terça-feira, o grupo Luz Saúde informa ter suspendido a convenção com a ADSE, com efeitos a partir de 15 de abril.

Isto significa que, a partir das 22:00 horas de hoje, todas as marcações feitas, por beneficiários da ADSE, com data posterior a 15 de abril já não serão aceites. 

Informamos que os hospitais e clínicas da rede Hospital da Luz se veem obrigados, a partir de 15 de abril, a deixar de prestar os serviços ao abrigo das convenções celebradas com a ADSE. Fazemo-lo com a convicção de que tentámos, até ao limite, encontrar um entendimento com a ADSE", lê-se no comunicado interno.

A justificar a decisão está a devolução de faturação excessiva que, entre 2015 e 2016, atingiu os 38 milhões de euros, e ainda a falta de revisão da tabela de preços destes serviços que não é revista há 20 anos.

Segundo a carta enviada aos trabalhadores dos hospitais e clínicas da rede Hospital da Luz, a que a agência Lusa teve acesso, a suspensão deve-se à "impossibilidade de se encontrar um acordo equilibrado na negociação de uma tabela que se encontra desatualizada”.

A rede hospitalar justifica também com a não aplicação retroativa de regras de regularização de faturação, que considera “manifestamente ilegais”.

Os elevados padrões de qualidade e de segurança de que os hospitais e clínicas da rede Hospital da Luz não prescindem no tratamento dos seus clientes são incompatíveis com os termos em que a ADSE pretende aplicar as convenções”, acrescenta a missiva.

No entanto, ressalva o documento, continuarão a ser prestados vários serviços ao abrigo do regime convencionado, desde que iniciados antes do dia 15 de abril, nomeadamente o acompanhamento a grávidas, os tratamentos relacionados com doença oncológica e os cuidados de saúde de internamento.

Mantêm-se também dentro do regime convencionado todas as marcações feitas pelos beneficiários da ADSE até hoje, mesmo que se realizem depois de 15 de abril.

A rede Hospital da Luz integra 14 hospitais, 13 clínicas ambulatórias de proximidade e um centro clínico digital.

Continue a ler esta notícia