«Teixeira dos Santos é que forçou pedido de ajuda» - TVI

«Teixeira dos Santos é que forçou pedido de ajuda»

Daniel Bessa

Economista Daniel Bessa diz que ministro das Finanças não é nenhum tolo, disse o que tinha a dizer e só não pediu resgate mais cedo porque não o deixaram

O economista Daniel Bessa acredita que foi o ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, quem forçou o pedido de ajuda externa de Portugal.

O ex-ministro do Governo de António Guterres lamenta, em entrevista ao programa «Terça à Noite da Rádio Renascença, que a decisão não tenha sido tomada há muito tempo.

«Nunca falei com o professor Teixeira dos Santos sobre esta questão do timing da agenda. Mas conheço-o há 40 anos e não tenho a menor dúvida de que ele teria preferido actuar antes», diz.

«Para uma pessoa comum, bem preparada e com bom senso, ele disse o que tinha a dizer. 7% era um sinal de alerta», afirmou o economista, fazendo alusão à entrevista dada pelo ministro das Finanças há vários meses, onde afirmava que, quando os juros da dívida pública atingissem a barreira dos 7%, esse poderia ser o patamar que forçaria Portugal a pedir auxílio, porque não seriam sustentáveis por muito tempo.

Teixeira dos Santos foi várias vezes criticado por ter proferido essas afirmações, acusado de ter precipitado o pânico dos mercados quando os juros atingiram essa fasquia. Mas para Daniel Bessa, as coisas não são bem assim. «O professor Teixeira dos Santos não é nenhum tolo, é uma pessoa que anda nisto há muito tempo, disse o que tinha a dizer e pode ter sido ingénuo à luz dos critérios que se usam normalmente na política. Eu acho que ele fez muito bem e acho que ele tinha razão», conclui.
Continue a ler esta notícia