Já alguma vez lhe bateram à porta de casa para tentar vender-lhe alguma coisa? Desconfiou do produto ou serviço? Foi pressionado a assinar? Pois bem, a Deco lança hoje uma campanha - “Vendas à minha porta Não”- para alertar os consumidores para práticas desleais, que levam cerca de quatro mil pessoas a reclamar anualmente.
"Se na década de 90 nos informavam que tinham sido vendidos produtos colchões ortopédicos, purificadores de água e cartões de férias, neste momento o flagelo é maior. Os consumidores são abordados por vendedores representando fornecedores de energia e telecomunicações. No caso da energia a dizerem, nomeadamente que o mercado regulado acabou e tem de mudar de contrato e assinar sob pena de ficar sem energia", exemplificou, no Diário da Manhã, a diretora geral da Deco, Ana Tapadinhas.
Todos os anos chegam cerca de 4.000 reclamações à Deco por práticas comerciais desleais. Sensibilizar os consumidores para os seus direitos é o que esta campanha pretende fazer.
Chegam a dizer que a mudança de operador é automática e depois os consumidores são confrontados com duas facturas. Acabam por assinar contratos que não querem, não desejam. Somos surpreendidos a porta de casa e de forma irrefletida assinamos, devido à pressão e práticas agressivas dos comerciais"
Daí que a Associação de Defesa do Consumidor tenha encontrado uma maneira de ajudar as pessoas a dizerem que não, colocando um pendurante à porta de casa (veja o vídeo, em cima), que podem levantar nas instalações da Deco ou descarregar no site.
De um dos lados, o pendurante tem algumas perguntas pedagógicas:
- Quem é a empresa?
- Quais são os contactos para efeitos de reclamação?
- O que está a vender, com que características?
- Qual a duração do contrato?
- Existe período de fidelização?
Se assinou, pode desistir
É muito importante ter noção dos direitos. "Como são eles que se nos dirigem e não somos nós a ir às lojas temos, nos termos da lei, direito a refletir depois de assinar o contrato: se mudarmos de ideias podemos enviar carta registrada no prazo de 14 dias seguidos sem ter de pagar qualquer indemnização ou invocar qualquer motivo".
Com esta campanha, a Deco pretende também sensibilizar as empresas para uma melhor formação dos vendedores porta a porta e, ao mesmo tempo, alertar autoridades para sancionarem práticas desleais.
Quem tenha sido alvo de vendas mais agressivas pode recorrer à Deco no sentido de recolher informação acerca dos seus direitos.