Barroso: «Espanha vai honrar compromissos» - TVI

Barroso: «Espanha vai honrar compromissos»

Governo de Rajoy pediu um alargamento da meta do défice

Relacionados
O presidente da Comissão Europeia está «certo de que o governo espanhol vai honrar os compromissos de estabilidade financeira e orçamental», recordando que na passada sexta-feira o primeiro-ministro Mariano Rajoy assinou o «pacto orçamental».

José Manuel Durão Barroso falava , numa conferência de imprensa conjunta transmitida em Bruxelas.

Questionado sobre o anúncio do presidente do governo espanhol, de fixar o objetivo de défice para este ano nos 5,8 por cento - contra os 4,4 inicialmente previstos -, Durão Barroso, que falava em Viena, numa conferência de imprensa após um encontro com o chanceler austríaco Werner Faymann, disse que a Comissão está em consultas com Madrid e ainda precisa de «dados suplementares sobre as razões para as derrapagens de 2011», mas lembrou os compromissos assumidos por Rajoy.

«Não vou fazer comentários específicos sobre a situação de Espanha, com exceção do seguinte: não tenho dúvidas de que o governo (espanhol) vai honrar os seus compromissos de respeitar o Pacto de Estabilidade e Crescimento e também as regras de governação na Zona Euro e UE. Não nos esqueçamos que o primeiro-ministro Rajoy assinou ainda na passada sexta-feira o novo pacto orçamental, e estou certo de que vai respeitar a sua assinatura», disse o presidente do executivo comunitário, citado pela Lusa.

Durão Barroso acrescentou que o respeito de Madrid pelos «compromissos de estabilidade financeira orçamental, é não só do interesse da Zona Euro mas também, e acima de tudo, da própria Espanha».
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE