Bruxelas exige esforços adicionais a Portugal e Espanha - TVI

Bruxelas exige esforços adicionais a Portugal e Espanha

País vizinho apenas precisa de «ajustamentos marginais» este ano, mas o nosso corte do défice tem que ser maior. Comissão receia efeito «bola de neve»

Relacionados
Portugal e Espanha precisam de cortes orçamentais adicionais para alcançar o objectivo de redução de défice, evitando por em causa o crescimento e o efeito «bola de neve» nos seus défices, de acordo com um esboço do documento da Comissão Europeia de análise das medidas dos dois países.

Veja aqui o que diz o comissário europeu

As medidas de redução do défice anunciadas por Portugal e Espanha, como parte de um acordo da União Europeia - de 10 de Maio - para criar um pacote de ajuda de 750 mil milhões de euros, não são suficientes, de acordo com o relatório a que a Bloomberg teve acesso.

Bruxelas questiona corte de rating grego

Portugal tem que reduzir o seu défice para 7,3% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2010 e 4,6% em 2011 e Espanha propõe-se a cortar para os 9,3% do este ano e 6% no próximo.

«Apesar das novas medidas anunciadas são significativas e as metas implicam uma valente consolidação orçamental, são precisas mais iniciativas para cumprir os objectivos, particularmente para 2011», refere o documento, datado de 26 de Maio. O relatório, intitulado «Requerimentos de consolidação em Espanha e Portugal», foi preparado pela Comissão Europeia para os ministros das Finanças europeus.

Eurogrupo também critica baixa de nrating da Grécia

A comissão prepara-se para divulgar publicamente ainda hoje os esforços que os países europeus, incluindo Portugal e Espanha, têm de fazer para controlar os seus défices.

Portugal vai precisar de medidas adicionais que valham 0,3% do PIB este ano e pelo menos 1,5% no próximo para atingir as metas definidas a 13 de Maio, adianta ainda o documento. Espanha poderá atingir os objectivos para este ano com apenas «ajustamentos marginais» e ter de cortar pelo menos 1,75% do PIB em 2011.
Continue a ler esta notícia

Relacionados