Ministério de Mário Centeno agradado com previsões de agência de 'rating' - TVI

Ministério de Mário Centeno agradado com previsões de agência de 'rating'

Mário Centeno

Sobre os riscos para os quais alerta a Standard & Poor’s, segundo as Finanças, estes advêm principalmente da componente externa

O Ministério das Finanças congratulou-se hoje com a decisão da agência Standard & Poor’s (S&P) de manter o ‘rating’ em 'BB+', ou 'lixo' e a perspetiva da República Portuguesa estável

Apraz-nos registar o aumento de confiança da agência na consolidação orçamental, complementado por uma melhoria no perfil de maturidades da dívida pública e por uma manutenção dos custos de financiamento a níveis sustentáveis”, refere o gabinete de Mário Centeno em comunicado.

A decisão da S&P, segundo a tutela, é “um estímulo à prossecução do caminho de rigor e de reforma, que tem vindo a ser seguido pelo Governo”.

Sobre os riscos para os quais alerta a S&P, segundo o gabinete de Centeno, estes advêm principalmente da componente externa.

Em resposta a estes desafios, as empresas estão a adaptar as suas estratégias de diversificação de mercados para mitigar riscos exógenos à economia portuguesa. Por seu lado, o Governo está determinado na estabilização do sector financeiro e na implementação dos programas de apoio à capitalização, modernização e internacionalização das empresas portuguesas”, refere.

O Ministério das Finanças lembra estar em curso a preparação do Orçamento do Estado para 2017, que respeitando os compromissos do Estado com credores e instituições internacionais, “favorecerá o crescimento económico e a criação de emprego, contribuindo para um aumento da confiança na economia portuguesa”.

A S&P comunicou hoje que manteve o 'rating' atribuído a Portugal em 'BB+', ou 'lixo', com perspetiva estável, mostrando-se preocupada com o abrandamento da recuperação económica e dos "desafios prolongados" na banca.

 

Continue a ler esta notícia