Desempregados vão ter de aceitar trabalho noutras profissões - TVI

Desempregados vão ter de aceitar trabalho noutras profissões

Desemprego [Arquivo]

Governo quer que regras entrem em vigor ainda no primeiro semestre do ano

Relacionados
Os novos desempregados subsidiados vão ser obrigados a aceitar uma oferta de emprego fora do seu sector de actividade ou mesmo uma profissão diferente da que tinham antes de ficarem sem trabalho, noticia o «Diário Económico».

UGT: desempregados não terão de aceitar desqualificação

Desempregados vão fazer trabalho social

Esta regra consta do novo diploma do subsídio de desemprego, aprovado esta semana no Conselho de Ministros, a que o mesmo jornal teve acesso. O diploma do Governo altera o conceito de emprego conveniente, mantendo que este consiste «no exercício de funções ou tarefas susceptíveis de poderem ser desempenhadas pelo trabalhador, atendendo, nomeadamente, às suas aptidões físicas, habilitações escolares e formação profissional». Porém, a nova legislação acrescenta que essas funções podem situar-se «em sector de actividade ou profissão distinta da ocupação anterior ao momento do desemprego».

O novo regime, que será aplicado apenas aos futuros desempregados, segue agora para a Presidência da República e Cavaco Silva tem 40 dias para o promulgar. O Governo já disse que a sua intenção é que as novas regras entrem em vigor ainda no primeiro semestre do ano, refere o «DE».

Impostos: saiba quanto vai pagar mais de IRS

Recorde-se que as novas regras ditam que os desempregados há menos de um ano serão obrigados a aceitar ofertas de emprego superiores em 10% ao subsídio de desemprego. Até agora, os desempregados há menos de seis meses podiam recusar um trabalho que não oferecesse mais 25% que o subsídio. Só a partir daí é que a percentagem baixava para 10%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados