Governo pede 650 milhões a Bruxelas para o emprego jovem - TVI

Governo pede 650 milhões a Bruxelas para o emprego jovem

Desemprego

Medidas poderão beneficiar entre 77 mil e 165 mil jovens

Relacionados
[Notícia atualizada esta sexta-feira com mais pormenores]

O Governo propôs à Comissão Europeia um conjunto de medidas no âmbito do combate ao desemprego jovem que poderão beneficiar entre 77 mil e 165 mil jovens, mas que ainda dependem do apoio de Bruxelas. A proposta ronda os 650 milhões de euros.

De acordo com um documento do Executivo enviado na quinta-feira ao presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, e aos parceiros sociais, e ao qual a Lusa teve acesso, o Governo propõe «a combinação de diferentes recursos financeiros com o intuito de proporcionar um volume global de financiamento que se estima poder atingir os mil milhões de euros» para a execução do plano intitulado «Impulso Jovem». Este «esforço financeiro» poderá passar, segundo propõe o Executivo, pela realocação de fundos já existentes, pelo reforço destas verbas e também pelo investimento privado.

O plano do Governo prevê vários cenários sendo que o primeiro, menos ambicioso, passa pela reprogramação de fundos comunitário e que a ser aceite permitiria alocar 351,7 milhões de euros ao «Impulso Jovem». Neste cenário, seriam beneficiados 77 mil jovens.

No segundo cenário, mais ambicioso, o Governo propõe a Bruxelas um reforço das verbas comunitárias, o que, a ser aceite, permitiria a Portugal alocar para este programa mais de 651 milhões de euros e, assim, beneficiar quase 165 mil jovens.

A hipótese de reprogramar verbas no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) já teve hoje um primeiro sinal com a aprovação em Conselho de Ministros «da rescisão das decisões relativas à aprovação de operações, há mais de seis meses, sem execução física e financeira, e a reavaliação imediata dos programas orientando a sua reprogramação para o crescimento, a competitividade e o emprego».

Veja aqui os mais recentes números do desemprego
Continue a ler esta notícia

Relacionados