UGT insta Governo a promover medidas de criação de emprego - TVI

UGT insta Governo a promover medidas de criação de emprego

Carlos Silva lembra que Governo prevê uma taxa de desemprego de 17,6% em 2017. Hoje INE anunciou uma taxa de 17,7% só no primeiro trimestre deste ano

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, instou esta quinta-feira o Governo a analisar os documentos que estão em cima da mesa na Concertação Social por forma a promover, o quanto antes, medidas que criem emprego.

«É preciso dizer ao Governo que é fundamental que os documentos que neste momento estão para análise em Concertação Social têm, efetivamente, de ser compilados de forma a promover medidas para o crescimento e o emprego», afirmou Carlos Silva, numa reação aos números do desemprego hoje divulgados.

Em declarações aos jornalistas no final de um encontro com o secretário-geral da CGTP, o dirigente sindical relembrou que o Documento de Estratégia Orçamental (DEO) apresentado na passada semana pelo Governo prevê uma taxa de desemprego de 17,6% em 2017, escreve a Lusa.

«Ora, estamos praticamente iguais aos dados hoje conhecidos e não queremos que isso aconteça», acentuou Carlos Silva, que disse ainda esperar que a proposta do Executivo para reduzir o número de funcionários públicos através de um processo de rescisões amigáveis não seja «uma forma de despedimento encapotado».

A taxa de desemprego subiu em Portugal para os 17,7% no primeiro trimestre, face aos 16,9% observados no trimestre anterior, com o número de desempregados em Portugal a ultrapassar os 950 mil, divulgou hoje o INE.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de desemprego aumentou, assim, em termos trimestrais 0,8 pontos percentuais e 2,8 pontos percentuais face ao período homólogo.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE