Trabalhadores da Soares da Costa à porta do ministério do Trabalho - TVI

Trabalhadores da Soares da Costa à porta do ministério do Trabalho

Concentração de trabalhadores da Soares da Costa

Várias dezenas de funcionários da construtora tentaram pedir intervenção institucional do ministro Vieira da Silva para que recebam os salários em atraso há vários meses

Várias dezenas de trabalhadores da contrutora Soares da Costa concentraram-se esta quinta-feira, junto ao Ministério do Trabalho, para pedir a intervenção intitucional do ministro da tutela para que lhes sejam pagos os salários que têm em atraso há vários meses.

Os trabalhadores vieram do norte do país até à capital com o intuito de sensibilizar o ministro Vieira da Silva para a situação de carência económica que cerca de 1.000 trabalhadores da Soares da Costa estão a viver em Portugal, Angola e Moçambique devido ao atraso no pagamento dos salários e subsídios.

Elementos da comissão de trabalhadores da empresa acabaram por falar com a chefe de gabinete do secretário de Estado da tutela e foi-lhes marcada uma reunião formal para 11 de julho.

Foi em dezembro de 2015 que a empresa anunciou um despedimento coletivo que seria executado até abril deste ano, mas até agora nada aconteceu. Mais de 300 pessoas estão em inatividade e sem salários há meses. 

Algumas delas regressaram de Angola. Indignados e em situação cada vez pior, os trabalhadores não compreendem porque é que a empresa não passa os documentos para o acesso ao subsídio de desemprego. 

Continue a ler esta notícia