Combustíveis: consumo cai 9% num ano - TVI

Combustíveis: consumo cai 9% num ano

  • tvi24
  • Paula Gonçalves Martins
  • 16 jan 2013, 16:38
Combustíveis (Reuters)

Gasolinas e gasóleos afundam, mas GPL é cada vez mais procurado

O consumo de combustíveis continua a afundar em Portugal. De acordo com dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), em novembro de 2012 o consumo caiu 9,1% face ao homólogo de 2011, uma «tendência de redução significativa».

A queda foi mais intensa nos gasóleos, que registaram uma redução de 9,5%, ao passo que as gasolinas venderam menos 8,6%. Entre os vários combustíveis, a DGEG destaca a queda no consumo de gasóleo para aquecimento, que teve uma redução de 22,6% em novembro, em relação ao mesmo período do ano passado.

Já o consumo de Gás de Petróleo Liquefeito (GPL Auto), continua a aumentar. Em novembro, subiu 7,1% face ao homólogo.

Esta subida pode estar relacionada com o facto de o GPL ainda ser um combustível mais económico, mesmo depois de, no último ano, o preço do GPL Auto ter liderado as subidas de preços entre os combustíveis rodoviários, ao aumentar 9%. A gasolina sem chumbo de 95 octanas aumentou 4,1% e a o gasóleo 2,5% no mesmo período.

Recorde-se que em dezembro último, foi aprovada a nova lei sobre o GPL, que acaba com a utilização obrigatória do dístico para automóveis que usem este combustível, o que era apontado como dissuasor para aumentar a utilização do GPL.

Segundo as estatísticas da DGEG, o consumo de produtos derivados do petróleo caiu 11,4% em novembro, quando comparado com o período homólogo, com destaque para a redução da procura fuelóleo (-20,8%).

«A redução verificada no consumo de fuelóleo deve-se principalmente à diminuição dos consumos deste produto na produção de energia elétrica», explica, no documento.

Em compensação, o consumo do carvão aumentou mais de 35% em novembro em relação ao período homólogo devido a uma maior utilização das centrais térmicas a carvão desde junho de 2011.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE