ACAP: venda de carros deve cair 20% este ano - TVI

ACAP: venda de carros deve cair 20% este ano

Sector diz que rendeu ao Fisco 6,4 mil milhões de euros em 2010 e acusa o Governo de ter «pé pesado» na carga fiscal

Relacionados
A venda de automóveis não vai andar sobre rodas este ano. Pelo contrário: deverá cair 20%. A estimativa é feita pela Associação do Sector Automóvel (Acap), que aponta ao aumento dos impostos e ao fim dos incentivos ao abate a queda do comércio automóvel.

Depois de um 2010 bom para o ramo, em que as vendas cresceram cerca de 39% face ao ano anterior, o sector está preocupado com o que vai acontecer nos próximos meses. O presidente da ACAP, José Ramos, lembra que as vendas dispararam em 2010 porque muitos portugueses anteciparam a compra para evitar o aumento do IVA, que entrou em vigor no início de 2011.

No balanço agora feito, o destaque para as explicações na quebra de vendas esperada vai para a travagem a fundo dos incentivos ao abate de veículos em fim de vida dados pelo Estado, o mesmo que tem o pé pesado na aceleração da carga fiscal.

O sector diz ser uma galinha de ovos de ouro para o Estado e assegura que, em 2010, a fazenda pública arrecadou 6,4 mil milhões de euros, o equivalente a 20% das receitas fiscais do país, e 3,9% do PIB, graças ao sector.

Os impostos, já se sabe, são o principal combustível nacional para salvar as contas estatais. Mas quem vende carros, camiões e autocarros diz que essa cura será a doença do comércio de veículos novos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos