As 10 estações de comboio mais bonitas do mundo - TVI

As 10 estações de comboio mais bonitas do mundo

Edifícios repletos de história ou com design futurista: aqui o destino conta tanto como a viagem

Costuma dizer-se que o que importa não é o destino, e sim aproveitar a viagem. Mas neste caso, pode desfrutar do destino, além do passeio. Estas são as estações de comboios mais bonitas do mundo.

Já na vizinha Espanha, Madrid tem a estação de Atocha que, além de bonita, tem um forte significado histórico: foi aqui que explodiu uma das bombas dos atentados terroristas que abalaram a capital espanhola a 11 de março de 2004. Apesar de os atentados a terem destruído parcialmente, foi recuperada e é espaçosa, arejada, luminosa e tem um jardim botânico interior.

Logo a seguir, em França, visite a Gare de Estrasburgo. Apesar de remontar a 1883, é mais famosa pela cúpula de vidro adicionada em 2007. São 120 metros de painéis de vidro curvo que fazem a luz do sol dançar no interior da estação.

Ainda na velhinha Europa, a estação de Löwenhaus, em Innsbruck, Áustria, também é uma obra digna de nota, mas num registo mais moderno. O edifício é um dos quatro que formam um complexo de estações na linha que vai de Innsbruck à montanha Hafelekar. Cada edifício parece esculpido numa formação de gelo natural.

A estação Central de Antuérpia, na Bélgica, parece também uma catedral, com teto de vidro e aço e interior de pedra. A estação tem três níveis de linhas férreas, um centro comercial e uma galeria com cerca de 30 lojas dedicada à venda de diamantes.

Situada na margem asiática do Bósforo, a estação de Haydarpasa, em Istambul, Turquia, está cercada de água por três lados. Terminada em 1908, a estação integra um edifício que parece uma catedral. Infelizmente, no ano passado, um incêndio destruiu parte do telhado e o edifício precisa agora de obras de recuperação.

No Tibete, destaca-se a estação de Tanggula Mountain. Na verdade é apenas uma pequena plataforma, mas esta estação detém o título de mais alta do mundo: está 5.068 metros acima do nível do mar. A estação fica no ponto mais alto da linha Qinghai-Tibete, que liga o Tibete ao resto da China.

E já que está no Oriente, dê um pulinho à India. O terminal de Chatrapati Shivaji, em Mumbai é imperdível. O nome vem de um rei do século XVII mas o terminal é um dos mais usados atualmente e é até considerado património mundial da humanidade pela UNESCO. A estação funde o gótico vitoriano com a arquitetura tradicional indiana. Foi aqui que se filmou a cena final do filme «Quem quer ser milionário?».

Mais a oriente ainda, no Japão, a estação de Kanazawa, em Ishikawa, combina um estilo tradicional com uma visão futurista: um tradicional portão de madeira «Tsuzumi», com um teto de vidro e aço e um jardim idílico com árvores em flor e nascentes de água. Foi concluída em 2005.

Descendo mais um bocadinho naquele canto do mundo, a estação de Southern Cross, em Melbourne, na Austrália, arrecada o prémio da mais futurista. Tem um telhado em forma de onda, que além do efeito visual, foi desenhado de forma a permitir uma ventilação e iluminação ideais.

No canto oposto do planeta, na Patagónia, Argentina, é também digna de registo a Cascada de la Macarena. E se o nome da estação lhe parece engraçado, a alcunha pela qual é conhecida revela verdadeiro sentido de humor: «Estação do Fim do Mundo». Está situada a 8 km de Ushuaia e é a última estação na linha ferroviária mais a sul do mundo. Construída inicialmente para servir a prisão de Ushuaia, hoje serve sobretudo para fins turísticos, oferecendo tours históricos pela região.
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