As cidades mais caras do mundo são... - TVI

As cidades mais caras do mundo são...

Tóquio, Osaka e Sidney são as três cidades onde o custo de vida é maior. Lisboa não aparece no ranking das 140 cidades

O Japão e a Austrália voltam a surpreender. Tóquio, Osaka e Sidney são as três cidades mais caras do mundo, de acordo com o estudo «Worldwide Cost of Living Survey», de 2013, do Economist Intelligence Unit (EIU).

A capital do Japão e Osaka já não são uma novidade nestes rankings, estando quase sempre no topo, desde há duas décadas. Já a presença de duas cidades australianas, Sidney (em terceiro lugar) e Melbourne (em quinto), trouxeram uma boa nova. A razão é atribuída ao crescimento económico da Austrália, à subida dos preços e à força do dólar australiano.

A lista das cidades mais caras do mundo completa-se com a capital da Noruega, Oslo, na quarta posição, Singapura em sexto lugar, Zurique em sétimo e Paris em oitavo. Paris, é aliás, a única cidade da Zona Euro que perfaz o top das dez mais votadas. No fim da lista surge Caracas, na Venezuela, e Genebra, na Suíça, que ocupam a nona e décima posição, respetivamente. A capital venezuelana é a única a representar o continente americano nas dez primeiras posições.

Para além das cidades onde se gasta mais para viver, este ranking também elege as 10 cidades onde o custo de vida é o mais baixo. Karachi, no Paquistão, ocupa a primeira posição, sendo logo seguida por duas cidades indianas: Bombaim e Nova Deli. Seguem-se Katmandu, no Nepal, Argel, na Argélia e Bucareste, na Roménia. A lista de cidades mais baratas para viver termina com Colombo (Sri Lanka), Cidade do Panamá (Panamá), Jidá (Arábia Saudita) e Teerão (Irão).

Neste estudo foram analisadas 140 cidades em todo o mundo, e comparados 160 bens e serviços, em cada cidade. Entre eles, os preços da alimentação, de serviços, saúde, transportes, energias e tecnologias.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos