DECO deixa alerta: baixa de juros pelo BCE pode ser “armadilha” - TVI

DECO deixa alerta: baixa de juros pelo BCE pode ser “armadilha”

Euro (foto Reuters)

Associação considera que reforço das medidas monetárias por parte do banco central, que deverá fazer baixar os juros dos depósitos para próximo de zero, pode representar "uma verdadeira armadilha" para os pequenos investidores, levando-os a arriscar as poupanças em produtos complexos

A DECO considera que o reforço das medidas monetárias pelo BCE, que deverá fazer baixar os juros dos depósitos para próximo de zero, pode representar "uma verdadeira armadilha" para os investidores, levando-os a arriscar as poupanças em produtos complexos.

Segundo a informação hoje divulgada pela Proteste Investe, o aconselhamento financeiro daquela associação de defesa do consumidor, o cenário de juros muito baixos, nomeadamente nos depósitos, pode criar nos pequenos investidores “desilusão com o rendimento dos produtos tradicionais" e levar "à tomada de riscos inconscientes”.

A DECO pede, assim, aos investidores que não se deixem “iludir” por produtos mais complexos que ofereçam melhores remunerações, avisando que o “risco pode ser muito elevado e estar disfarçado pela complexidade do produto”, lembrando que “basta uma má decisão para pôr em risco todas as suas economias”.

O BCE cortou na quinta-feira a taxa de juro da zona euro para 0%. O anúncio foi recebido com surpresa: a taxa estava já em mínimos históricos, nos 0,05%.

O banco central cortou também a taxa de depósitos para terreno ainda mais negativo: - 0,40%. Esta taxa estava nos 0,30%, o que representa uma descida de 10 pontos base. Esta medida tem efeitos a partir de 16 de março.

Ainda noutra grande ação, Draghi aumentou a compra do programa de compra de ativos de 60 mil milhões de euros para 80 mil milhões, com início já em abril.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE