Bancos pagam juros mais altos a quem perder peso - TVI

Bancos pagam juros mais altos a quem perder peso

Ginásio

Bancos sul-coreanos incentivam clientes a queimar calorias, usar bicicleta em vez do carro, evitar vícios e maus hábitos. Saiba como

Relacionados
É a nova moda na Coreia do Sul: os bancos ajudam a enriquecer e a emagrecer. Quanto mais peso o cliente perder, maior a taxa de juro que o banco paga pelo depósito, explica a Reuters.

A agência conta o caso de Park Keun-jun. «Eu gostava de apostar o meu dinheiro num plano de poupança de um banco que me desse crédito por não desistir da minha resolução de ano novo», conta o sul-coreano de 32 anos, desenhador de carros.

O Hana Bank, unidade bancária do Hana Financial Group, vende um produto de investimento chamado «S-Line», um termo coreano para uma figura em forma de ampulheta: um reflexo da actual obsessão dos coreanos em serem magros e atléticos. Com este plano, quantas mais calorias o cliente queimar, mais alta fica a taxa de juro que o banco paga. Se o cliente perder mais de 5% do seu peso num ano, ou mantiver a inscrição num ginásio, o banco paga taxas especiais.

A conta «fazer-exercício-para-receber-taxas-de-juro-mais-altas» conseguiu atrair 400 mil milhões de won de cerca de 50 mil clientes, desde 2008.

Outros bancos usam uma técnica ligeiramente diferente. O Kookmin Bank, do KB Financial Group, lançou um produto smartphone, tentando aproveitar o «boom» de smartphones no país. Os clientes usam o aparelho para carregarem num icon de café ou taxi, em vez de beberem efectivamente o café ou apanharem mesmo o táxi e depositam directamente o dinheiro que pouparam com isso. «Se subscrevesse um destes produtos, ficaria orgulhoso de ver o dinheiro a chegar como recompensa pelo meu comportamento», afirmou o empregado de escritório Choi Jung-hee, de 27 anos, citado pela Reuters.

Já o Woori Bank vende um depósito «bicicleta»: os clientes comprometem-se por escrito a usar uma bicicleta nas viagens diárias entre casa e trabalho, ou a usar o cartão de crédito para andar de transportes públicos. O banco oferece seguros grátis para as bicicletas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados