BCE cortou taxas: veja como a sua carteira agradece - TVI

BCE cortou taxas: veja como a sua carteira agradece

Prestação da casa pode baixar 5 euros, para empréstimos indexados à Euribor a seis meses. Alívio não será sentido por todas as famílias ao mesmo tempo

Relacionados
Pode não associar, mas as decisões do Banco Central Europeu têm influência na sua carteira. Se tem um empréstimo à habitação, o alívio da taxa de juro de referência de 0,15% para o mínimo histórico de 0,05% pode vir a traduzir-se num alívio até 5 euros na prestação da sua casa.

Como? Se a Euribor a seis meses - a mais comum no crédito à habitação, e que agora está em 0,250% - acompanhar realmente a descida de 0,1% da taxa de referência do BCE, o seu mealheiro vai ficar mais cheio.

Nada como ilustrar: até hoje, com base nesse valor da Euribor a seis meses, para um casal que contraísse um empréstimo de 100.000 euros ao banco para comprar uma casa de 150 mil, com um spread de 1%, o valor da prestação mensal era de 471 euros.

Ora, com as mesmas condições, mas se a Euribor a seis meses emagrecer tanto como os juros de referência do BCE (a acontecer, descerá dos tais 0,250% atuais para 0,150%), aí o valor mensal a pagar ao banco será de 466 euros.

Contas feitas, uma redução de cinco euros.

Alívio só quando contrato for revisto

O BCE já baixou a sua taxa diretora seis vezes desde 2012 e a tendência dos últimos tempos tem vindo a ser de queda no valor das prestações da casa. Os contratos revistos em setembro vão pagar menos, mas com a decisão de hoje do regulador da banca europeia, as famílias portuguesas poderão vir a poupar ainda mais alguns trocos ao final do mês.

Tudo depende, no entanto, de quando o contrato vai ser revisto da próxima vez. Há quem possa contar com o alívio entretanto, ou quem tenha de aguardar um pouco mais, esperando que o BCE mantenha este estímulo à economia.

Basicamente, o valor da taxa de referência fixada pelo BCE é o preço que os bancos pagam pelos empréstimos contraídos junto da instituição. Um valor que influencia a definição das taxas de juros que os bancos aplicam, depois, às famílias que lhes pedem empréstimos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE