Bilhete único para estacionar o carro e andar de transportes em 2011 - TVI

Bilhete único para estacionar o carro e andar de transportes em 2011

EMEL

Novo sistema resulta de uma parceira entre os operadores de transportes públicos (OTLIS, Carris, Metro e Transtejo), de estacionamento (EMEL e Empark) e a Câmara de Lisboa

A partir do início do próximo ano será criado na cidade de Lisboa um bilhete único que permite estacionar o carro e andar de transporte público.

O projecto «Park & Ride» resulta de uma parceria entre os operadores de transportes públicos (OTLIS, Carris, Metro e Transtejo) e de estacionamento (EMEL e Empark), que assinaram esta quarta-feira um protocolo com a Câmara Municipal de Lisboa, com vista à criação de um tarifário partilhado.

O projecto «Park & Ride» prevê a criação de cerca de cinco mil lugares de estacionamento para que as pessoas que se desloquem à capital possam estacionar o carro e circular na cidade com o mesmo título.

Este novo sistema destina-se aos utilizadores de parques de estacionamento periféricos e da rede de transportes colectivos de Lisboa. Os utilizadores têm de ter o cartão Lisboa Viva ou Viva Viagem/ 7 Colinas, esclarece o Metropolitano de Lisboa em comunicado.

Em termos de parques de estacionamento, serão abrangidos neste projecto os seguintes locais: Parque de Álvaro Pais, do Areeiro, da Biblioteca, do Campo Grande, do Colégio Militar, de Sete Rios, da Universidade, do Alvalade XXI, das Docas e do Oriente.

Presente na assinatura de cooperação para a criação deste projecto estiveram o autarca de Lisboa, António Costa e o secretário de Estado dos Transportes, que lamentou o facto de existir uma redução na adesão aos transportes públicos.

«A qualidade dos transportes melhorou drasticamente, mas a adesão não acompanhou essa melhoria. É necessário que os transportes públicos criem uma imagem atractiva e convençam as pessoas que é preferível utilizá-los, ao invés do seu automóvel», apontou o governante, citado pela Lusa.
Continue a ler esta notícia