Carros híbridos: os custos por km mais económicos - TVI

Carros híbridos: os custos por km mais económicos

Compare preços, vantagens e desvantagens

A Deco testou vários carros híbridos, para tentar perceber qual o mais económico e vantajoso. Nós contamos-lhe as conclusões.

Nos pequenos familiares, testou cinco modelos. O Toyota Auris 1.8 HSD gasta 39/40 cêntimos/km, e está disponível a partir de 25.413 euros. Vantagens: é espaçoso, tem um motor muito eficiente e poupado e emissões baixas. Desvantagens: bagageira pequena e pouco prática e a elevada eficiência do motor prejudica o aquecimento dos ocupantes.

O Lexus CT 200h consome 43/44 cêntimos/km e está disponível a partir de 31.719 euros. Vantagens: interior luxuoso e com excelentes acabamentos, motor eficiente e bastante poupado, emissões muito baixas. Desvantagens: bagageira pequena e utilização dos comandos pouco intuitiva.

Já o Toyota Prius 1.8 gasta 39 a 48 cêntimos/km e custa a partir de 27.873 euros. Pontos fortes: agradável e espaçoso à frente, bagageira grande e fácil de carregar, motor tem um excelente desempenho, o que origina baixos consumos. Mas a visibilidade é um ponto a melhorar e a direcção tem um círculo de viragem muito elevado.

O Honda Insight1.3 Ima i-Vtec consume 33 a 35 cêntimos/km, e o preço começa nos 21.300 euros. Tem baixos consumos e emissões reduzidas, mas falta de espaço para os passageiros de trás e os encostos de cabeça são muito pequenos. O motor torna-se ruidoso com rotações elevadas.

Por fim, o Honda CR-Z Ima i-Vtec consome 36 a 43 cêntimos/km e está disponível a partir de 22.430 euros. O único híbrido com mudanças manuais testado revela uma direcção muito precisa e um elevado desempenho de condução, além de um baixo consumo. O espaço na rectaguarda foi sacrificado: a bagageira é pequena e os bancos traseiros apertados além de não terem encosto de cabeça.

Nos grandes familiares, foram testados três modelos. O Mercedes S400 Hybrid gasta 1,16 euros/km e custa a partir de 104.679 euros. É muito espaçoso e com acabamentos de boa qualidade mas como os bancos traseiros não rebatem, a bagageira é limitada. É pouco económico.

O BMW Série 7 ActivHybrid, custa 1,47 a 1,54 euros/km e o preço parte dos 135.545 euros. Os acabamentos são de excelente qualidade, o modelo é espaçoso, com um motor muito potente, cujo desempenho faz as delícias dos amantes da condução. Os consumos são muito elevados.

Por fim, o Lexus LS 600h Longo custa 1,63 euros/km e o preço é de 145.369 euros. Tem bons acabamentos e muito espaço interior. É confortável e o desempenho da condução é muito bom. A bagageira é pequena e pouco versátil e o motor é pouco poupado.

Nos SUV, o Lexus RX 450h gasta 82 a 87 cêntimos/km e custa a partir de 66.596 euros. Tem excelente qualidade de construção, é confortável e com bons acabamentos interiores. A tecnologia híbrida permite poupar combustível, especialmente em cidade. Só que não contempla um verdadeiro sistema de tracção às quatro rodas, pelo que é difícil de conduzir em terrenos acidentados e escorregadios.

O Volkswagen Touareg 3,0 TSI Híbrido custa 1,04 euros/km e o preço é de 86.878 euros. O interior é espaçoso e com excelente qualidade de acabamentos, os comandos são muito intuitivos e o sistema de iluminação muito bom. Tem um motor potente e de elevado desempenho. A visibilidade para a rectaguarda é fraca e o consumo é elevado.

O último dos SUV, o BMW X6 ActiveHybrid vai aos 1,57 euros/km, e custa 146.358 euros. Trata-se de um veículo espaçoso e com acabamentos de elevada qualidade. O motor é muito potente e a condução de elevado desempenho num carro de 2,6 toneladas. A visibilidade para a rectaguarda é quase nula e o acesso à cabine apertado. O elevado custo por km deve-se ao consumo. O preço de compra é pouco atractivo.

Nos utilitários, o Honda Jazz 1.3 Ima i-Vtec gasta 31/32 cêntimos/km, e custa a partir de 19.250 euros. Versátil, adapta-se à condução em cidade. Pequeno por fora mas com interior espaçoso e bancos que rebatem. Motor ruidoso em altas rotações.
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