O preço das habitações novas em Lisboa está a descer. De acordo com o Índice Confidencial Imobiliário (ICi), o preço desceu 0,3% em Outubro deste ano face ao mês anterior, mas no acumulado dos primeiros dez meses do ano, os preços já caíram mais de 3%. Nas casas usadas, os preços baixaram menos: apenas 1%.

Em termos homólogos os valores de habitação na região metropolitana, chegam a Outubro a perder 1,5%, reflectindo o agravamento da performance mensal do índice.

No que se refere ao total do mercado habitacional português, em Outubro de 2011, a nota mensal foi de desvalorização, com uma queda de 0,3% nos preços face a Setembro e seguindo a tendência de queda iniciada em Agosto, mês que quebrou com a estabilização registadas nos três meses prévios. Esta performance acabou por influenciar a variação homóloga, com o Índice a entrar em terreno negativo em Junho (-0,3%) e atingindo -1% em Outubro.

Nos fogos novos, os meses de Agosto a Outubro foram igualmente palco de quedas mensais no mercado nacional, embora a tendências tenha sido de desaceleração, com uma variação mensal de -0,4% em Agosto e Setembro e de -0,1% em Outubro.

Já no caso dos usados, o Índice caiu também em Outubro, com uma taxa de variação mensal na ordem dos -0,4%, num agravamento face aos -0,1% no mês anterior. Em termos homólogos, a taxa de variação para os fogos novos oscilou entre -0,2% e -1,4% entre Junho e Outubro, enquanto que para os usados, no mesmo intervalo de tempo, essa variação foi entre -0,1% e -0,8%.