Combustíveis estão mais caros: subidas até 4,6 cêntimos por litro - TVI

Combustíveis estão mais caros: subidas até 4,6 cêntimos por litro

Postos de abastecimento

Quatro maiores petrolíferas optaram por aumentar preços da gasolina e do gasóleo

Relacionados
O gasóleo e a gasolina estão mais caros face à semana passada. As subidas são acentuadas - até 4,6 cêntimos por litro - em alguns postos de combustível.

Nos postos da Galp, o gasóleo aumentou 1,5 cêntimos por litro. O preço de referência passou para os 1,239 euros. E a gasolina 95 aumentou mesmo dois cêntimos, com cada litro a custar agora 1,459 euros.

A Cepsa aumentou a gasolina 95 em 4,6 cêntimos para 1,469 euros e o gasóleo em 3 cêntimos para 1,244 euros. A acentuada subida pode explicar-se pelo facto de a petrolífera normalmente optar por actualizações mensais e não semanais como noutras empresas.

Já na BP o preço da gasolina 95 e do gasóleo foi aumentado em dois cêntimos. Cada litro de diesel passa a custar 1,239 euros, enquanto que a gasolina vale 1,449 euros.

E a Repsol subiu o preço dos dois combustíveis em 1,5 cêntimos. Os valores de referência passaram para 1,234 euros no gasóleo e 1,449 euros na gasolina 95.

Petróleo está «caro». Quem paga a factura?

Os aumentos já eram mais ou menos esperados, se bem que não eram conhecidos valores em concretos. E podem vir aí ainda mais algumas subidas.

O presidente da Galp avisou, na semana sexta-feira, que o preço do petróleo está demasiado alto - esta segunda-feira, por exemplo, o barril de Brent negociava já acima dos 91 dólares - e que os consumidores é que iriam acabar por pagar a factura.

E, de facto, é o que está a acontecer. Segundo as estatísticas da Direcção Geral de Energia e Geologia, o preço médio do litro de gasolina era de 1,404 euros nos postos de combustível do Continente, mas no domingo já era de 1,206 euros.

Igual subida registou, em média, o preço do gasóleo, passando de 1,195 euros/litro na sexta-feira para 1,197 euros/litro este domingo.

Portugal tem mesmo da gasolina mais cara da União Europeia, tendo por base o último relatório de Bruxelas (depois de contabilizados os impostos). O preço médio da gasolina 95 octanas é o nono mais mais alto de toda a UE. O gasóleo está em 13º lugar, no conjunto dos 27 países que compõem a união.
Continue a ler esta notícia

Relacionados