Combustíveis: gasolina mais cara, gasóleo não - TVI

Combustíveis: gasolina mais cara, gasóleo não

Petróleo

Isto se a Galp reflectir a subida da cotação da tonelada métrica da gasolina refinada nos mercados internacionais

Relacionados
O preço da gasolina nas bombas portuguesas deverá subir na próxima semana, se a Galp reflectir a subida de mais de 17 euros da cotação da tonelada métrica deste produto refinado nos mercados internacionais, durante esta semana, escreve a Lusa.

A média das cotações de gasolina 95 refinada no norte da Europa foi de 687,8 euros por cada tonelada métrica (dados da Bloomberg), um aumento face aos 670,81 euros de média na semana de 14 a 18 de Março.

A cotação média da gasolina 95 nos mercados serve de referência à única empresa que refina em Portugal - a Galp. Nesta semana, quando a cotação média da gasolina baixou 47 euros, ainda de acordo com os dados da Bloomberg, face à semana de 14 a 18 de Março, a petrolífera portuguesa baixou o preço do litro de gasolina em 2,5 cêntimos.

A média nacional do preço da gasolina 95 foi, nesta semana, de 1,551 euros, abaixo dos 1,558 euros da média da semana anterior.

Desde o mês de Novembro, o litro de gasolina está em média mais caro quase 19 cêntimos.

Já o preço do gasóleo, o combustível rodoviário mais usado em Portugal, deverá manter-se inalterado já que a cotação média do gasóleo esta semana foi de 706,9 euros, quase igual aos 706,4 euros por tonelada métrica da semana passada.

Na semana passada o gasóleo tinha baixado face aos 711,2 euros da semana de 14 a 18 de Março, mas apenas a Cepsa baixou o preço do diesel na segunda-feira: 0,5 cêntimos.

O preço médio do litro de gasóleo em Portugal chegou esta semana aos 1,403 euros, abaixo dos 1,406 de média da semana passada e quase dois cêntimos abaixo dos máximos históricos de 1,428 de 11 de Julho de 2008.

A Galp, que detém a maior quota de mercado nos combustíveis em Portugal, diz que reflecte as cotações internacionais da agência Platts nos seus preços.
Continue a ler esta notícia

Relacionados