Combustíveis voltam a aumentar já esta semana - TVI

Combustíveis voltam a aumentar já esta semana

Gasolina

Presidente da Anarec diz que situação deverá agravar-se ainda mais a partir de Janeiro

Relacionados
O preço da gasolina e do gasóleo vai voltar a aumentar esta semana. A Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (Anarec) justifica esta subida com o facto de nas últimas duas semanas a cotação da gasolina e do gasóleo ter subido mais de 7% nos mercados internacionais, logo é «inevitável» que haja um aumento generalizado dos preços nos postos de abastecimento «nos próximos dias».

A mesma associação avança ao «Diário de Notícias» que esta decisão está relacionada com a necessidade de «reajustamento» do sector às oscilações dos mercados internacionais, já que os preços em Portugal têm-se mantido inalterados nas últimas semanas.

De acordo com a informação disponibilizada pela Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), ontem, os preços médios da gasolina e do gasóleo situavam-se nos 1,348 euros e 1,154 euros por litro, respectivamente.

O presidente da Anarec, Virgílio Constantino, explicou ainda que a situação dos preços dos combustíveis deverá agravar-se ainda mais a partir de Janeiro, caso o Orçamento do Estado para 2011 seja aprovado e entre em vigor a subida do IVA para 23%.

«O mais provável é que os revendedores não tenham condições para absorver a subida do IVA», alertou, acrescentando que «isto significa que o aumento será reflectido nos preços finais praticados e sentido pelos consumidores».

«Prevê-se que a subida dos preços conduza a uma contracção do consumo e a redução do volume de negócios» dos revendedores de combustíveis, avisou.

Recorde-se que o preço da gasolina em Portugal encontra-se acima da média do praticado nos restantes países da Zona Euro, que se situa nos 1,336 euros por litro. Em termos individuais, os combustíveis em Portugal são os sextos mais caros do grupo de Estados que adoptaram a moeda única.

BP volta a subir preço da gasolina e iguala a Galp

Confira os novos preços dos combustíveis
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE