Contas de luz astronómicas fazem duplicar queixas - TVI

Contas de luz astronómicas fazem duplicar queixas

Deco não consegue identificar causa do problema mas admite que famílias estejam apenas mais atentas e mais pobres

As queixas à Deco relacionadas com eletricidade praticamente duplicaram no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado: passaram de 2.733 para 4.932.

Também a EDP, o principal operador do mercado, admite que o número de reclamações subiu nos primeiros meses de 2013, mas diz que este tende a regularizar ao longo do ano.

Segundo o «Diário de Notícias», cerca de metade das queixas que chegaram à Deco dizem respeito a faturação excessiva, cobrança de consumo prescrito e cortes de eletricidade.

«Há muita gente a ser surpreendida e a queixar-se que a conta aumentou muito, mas por enquanto não conseguimos identificar uma causa única», disse Graça Cabral, da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, ao jornal. «Há a possibilidade de as pessoas estarem mais atentas e terem menos dinheiro, e a conta aumenta sempre nos meses mais frios».

Para evitar problemas, a associação aconselha os consumidores a reportarem a contagem todos os meses, em vez de optarem pela estimativa, para evitar acertos quando há contagens.

Também esta terça-feira é conhecido um relatório da ERSE segundo o qual o preço da eletricidade aumentou com o fim das tarifas reguladas.
Continue a ler esta notícia