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Cristiano Ronaldo é o mais influente nas redes sociais

Relação dos fãs com o futebol está a mudar

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Cristiano Ronaldo é o jogador europeu mais influente nas redes sociais. Um estudo internacional desenvolvido pela OMD, agência do Omnicom Media Group, conclui que o capitão das Quinas é o mais seguido e popular no Facebook e Twitter, à frente de Wayne Rooney, Iker Casillas, Cesc Fàbregas e Gerard Piqué.

A página de Facebook do número 7 de Portugal tem mais de 45 milhões de likes e o jogador é seguido por mais de 10 milhões de pessoas no Twitter.

Nesta rede, Cristiano lidera também em número de conversas tidas sobre os jogadores.

O «Euro 2012 ¿ pre event impact report» (assim se chama o estudo) teve como objetivo saber de que forma os consumidores estão ligados ao evento e como é que as marcas e os patrocinadores fazem parte dele. Analisou os temas sobre os quais os fãs falam, de quem gostam no Facebook, quem seguem no Twitter, como é que seguem os jogos, como as novas tecnologias estão a ganhar importância na relação dos fãs com o futebol, e como as marcas e os patrocinadores se posicionam.

Euro 2012 torna-se um evento social

O interesse por futebol é maior do que na última competição europeia, há quatro anos. Passou de 38%, no Euro 2008, para os atuais 58%.

O número de vezes que o público vai aos estádios ver futebol, anualmente, varia muito ao longo da Europa. Os polacos são os fãs que mais assistem a jogos ao vivo (56% veem mais que 10 jogos por ano), seguidos pelos checos (37%) e pelos portugueses, em terceiro lugar (20%).

O Euro 2012 é, dos grandes eventos desportivos, o que desperta maior interesse dos fãs, com 72%, situando-se à frente dos Jogos Olímpicos de Londres (66%), World Cup 2010 (63%), ou Champions League (53%).

As páginas das Seleções nacionais inglesa e alemã lideram no número de likes. A página da Seleção portuguesa tem 65.764 likes (à data do estudo).

TV e Internet são ligação ao Euro

A televisão é o principal meio escolhido para seguir os jogos, conquistando a preferência de 92% dos inquiridos. Seguem-se a Internet (59%) e a imprensa (52%). Porém, no que toca a acompanhar os resultados da competição, verifica-se que a Internet está a ganhar cada vez mais importância, já que 22% planeiam manter-se atualizados através de sites de desporto e 10% no Facebook.

Outra grande tendência verificada neste campeonato é o uso crescente dos smartphones e tablets. Os jovens dos 18 aos 34 são os que mais importância dão a este meio.

Dos países observados no estudo, Portugal (71%) destaca-se como aquele em que os fãs mais usam a Internet para seguir o Euro, seja para ver jogos ao vivo ou para acompanhar blogs e redes sociais.

Patrocíos compensam e bem

O patrocínio de futebol compensa: gera notoriedade. Os patrocinadores Coca-Cola (47%) e Adidas (44%) lideram nas marcas mais associadas ao Euro pelos consumidores; destaque também para o bom desempenho da McDonald¿s (37%) e Nike que, não sendo patrocinador oficial, está em quinto lugar do ranking.

Quando se pergunta ao público qual a atividade de patrocínio de que mais se recordam, as campanhas de televisão apresentam os melhores resultados. As campanhas da Hyundai-Kia, Coca-Cola, Adidas e Carlsberg atingiram resultados de recordação entre os 49 e os 68%.

O uso dos social media não pode ser ignorado, pois representa cada vez mais um meio cheio de oportunidades de patrocínio, a explorar pelas marcas. O estudo da OMD demonstra que as atividades da Canon, Coca-Cola e Carlsberg nas redes são lembradas acima da média.
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