Declarações de IRS entregues este ano atingiram novo recorde - TVI

Declarações de IRS entregues este ano atingiram novo recorde

Entrega IRS começa hoje

Crise e novas regras fiscais elevam número

Foi um novo recorde: as Finanças receberam 4,87 milhões de declarações de IRS este ano, relativas aos rendimentos de 2012. São mais 400 mil do que há um ano e um novo recorde.

As declarações entregues por via eletrónica na segunda fase (relativa a contribuintes com rendimentos de outras categorias além do trabalho por conta de outrem e/ou pensões) ascenderam a 1,63 milhões de pessoas. Este é, de longe, o valor mais elevado de sempre, já que nunca antes tinha ido além dos 1,5 milhões.

Entre os fatores que podem ajudar a explicar este crescimento está a crise económica, que contribui para a precariedade dos vínculos laborais, nomeadamente o aumento dos trabalhadores a recibos verdes. Também o aumento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e as mudanças na lei das rendas podem ter contribuído para aumentar a colocação de casas no mercado do arrendamento.

Já no que se refere às declarações entregues durante a primeira fase, foram 3,24 milhões. Foi a primeira vez que os três milhões foram ultrapassados.

Este aumento deve-se sobretudo ao facto de o patamar de rendimento a partir do qual os pensionistas estão obrigados a fazer declaração de imposto ter baixado dos 6 mil euros anuais para os 4.104 euros.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE