Dívidas ao fisco davam para cortar metade do défice - TVI

Dívidas ao fisco davam para cortar metade do défice

Dívidas ao fisco davam para cortar metade do défice

Lista de devedores já supera 25 contribuintes que devem, no total, 2,6 mil milhões de euros

Relacionados
É só fazer as contas: a lista negra do fisco conta já com mais de 25 mil contribuintes que devem, no seu conjunto, 2,6 mil milhões de euros. Este valor equivale a 1,5% do Produto Interno Bruto, o que significa que, se tivessem sdo pagas, essas dívidas davam para pagar quase metade da redução do défice prevista para este ano.

Os dados da Administração Fiscal, citados pelo «Diário Económico», revelam que há vários impostos directos e indirectos por pagar. Alguns contribuintes falham mais do que um tipo de imposto: desde o IRS, passando pelo IRC e pelo IVA.

Estes 2,6 mil milhões de euros davam assim para contribuir com quase metade do corte de 5,7 mil milhões de euros que Portugal tem de fazer no défice orçamental de 2011. Só assim é que o país conseguirá atingir a meta dos 5,9%.

Note-se que, só em Março, a lista negra do Fisco foi reforçada com 970 novos devedores. Destes, 437 - cerca de 45% - são administradores e gerentes responsabilizados pessoalmente pela liquidação das dívidas das suas empresas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados