EDP: sindicatos aplaudem aumento de 1,6% para trabalhadores - TVI

EDP: sindicatos aplaudem aumento de 1,6% para trabalhadores

Valor é «muito positivo» tendo em conta a «situação política e económica difícil»

Os trabalhadores da EDP vão ter um aumento salarial de 1,6% em 2013, um valor «muito positivo» tendo em conta a «situação política e económica difícil», considerou o coordenador da Fiequimetal, Franco Antunes.

O acordo alcançado, na nona ronda negocial, prevê um aumento de 1,6% na tabela salarial de todos os trabalhadores do grupo EDP, um valor que será aplicado com retroativos a janeiro e que incide no subsídio de alimentação, na remuneração por antiguidade e no horário especial contínuo, explicou o dirigente sindical.

Franco Antunes reforçou, citado pela Lusa, que «o acordo alcançado é muito positivo», realçando que «não se pode escamotear a atual situação política e económica muito difícil».

Em janeiro, as negociações arrancaram com a elétrica liderada por António Mexia a propor um aumento de 0,3% para os 5.500 trabalhadores, enquanto os sindicatos fizeram uma proposta de reforço salarial de 5,3%, sendo que, semana após semana, os valores reclamados se foram aproximando, em reuniões de várias horas.

Na quarta-feira, as duas partes chegaram a um acordo, que prevê ainda o aumento em dois euros, para os 175 euros do prémio anual de produtividade pago aos trabalhadores.

A EDP fechou 2012 com lucros de 1.012 milhões de euros, menos 10% do que no ano anterior, mas o presidente destacou que o ano passado foi «particularmente exigente» em toda a Europa e, em especial na Península Ibérica, com a diminuição do consumo e alterações legislativas e regulatórias a penalizarem os resultados.
Continue a ler esta notícia