Eletricidade ficou mais cara com fim das tarifas reguladas - TVI

Eletricidade ficou mais cara com fim das tarifas reguladas

ERSE conclui que consumidores estão agora a pagar mais

A eletricidade ficou mais cara com a extinção das tarifas reguladas. Um relatório da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos sobre os preços da eletricidade em 2012 mostra que, imediatamente antes do processo de extinção de tarifas reguladas, em junho de 2012, as ofertas disponíveis eram mais vantajosas para as famílias do que os preços registados seis meses depois.

Citado pelo «Jornal de Negócios», o relatório do regulador revela ainda que o sector está fortemente concentrado no segmento doméstico.

Pegando num exemplo de uma família com perfil intermédio (casal com dois filhos e consumo anual de 5 mil kilowatts/hora e potência contratada de 6,9 kVA), os números mostram o encarecimento da eletricidade. Na última semana de junho a fatura média anual deste cliente era de 953 euros. O custo médio anual subiria para 967 euros em setembro, baixando para 956 euros na última semana de dezembro.

A ERSE destaca ainda a disparidade de preços, revelando que «as ofertas comerciais para a tarifa simples com preço mais competitivo estão cerca de 10% abaixo das tarifas reguladas em vigor».
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE