Empresa cobrou a mais na luz e vai ter de devolver 8,8 mil milhões - TVI

Empresa cobrou a mais na luz e vai ter de devolver 8,8 mil milhões

Eletricidade

Elétrica francesa EDF terá de reembolsar clientes, depois de ter faturado mais do que o devido

Relacionados
A companhia elétrica francesa EDF poderá ter que devolver 8.800 milhões de euros aos seus clientes por ter cobrado a mais no recibo da luz durante vários anos, noticia esta quinta-feira o diário «Le Parisien».

Segundo o jornal, o responsável pela rede elétrica em França, a ERDF, filial controlada a 100% pelo grupo EDF, poderá ver-se obrigada a reembolsar 8.800 milhões de euros aos seus clientes depois de ter faturado mais do que o devido nos recibos de consumo de eletricidade desde junho de 2009.

Mais concretamente, a empresa cobrou 1.900 milhões de euros anuais a mais do que deveria na tarifa aplicada ao uso da rede elétrica (Turpe) a 30 milhões de clientes, o que permitiu à ERDF receitas adicionais aproximados de 8.400 milhões por ano, o que representa 90% do volume de negócios da companhia.

«A decisão saiu agora», afirmou ao «Le Parisien» o presidente de ERDF, Michèle Bellon, acrescentando, no entanto, que tem de esperar que «a Comissão Reguladora da Energia (CRE) realize novos cálculos para estudar o reembolso, o que pode levar meses».

A EDF está a cair 3,40% na bolsa em Paris para os 13,785 euros por título.
Continue a ler esta notícia

Relacionados