Euribor a seis meses cai abaixo de 1% - TVI

Euribor a seis meses cai abaixo de 1%

Rendas

Taxa a seis meses cai para mínimos do início de junho de 2010

Relacionados
A queda das Euribor acentuou-se esta segunda-feira, com a taxa a seis meses a recuar 0,009 pontos percentuais e a fixar-se em 0,998 por cento, um valor idêntico ao que se registava no início de junho de 2010.

Esta descida significa que as prestações da casa vão descer na próxima revisão dos cálculos do banco, já que a taxa a seis meses é o principal indexante usado para o crédito à habitação em Portugal.

Também a taxa a três meses, usada como referência para o crédito às empresas, manteve a tendência de descida, recuando 0,007 pontos, para 0,708 por cento, de acordo com o fixing diário da Federação Europeia de Bancos.

Já a Euribor a doze meses, baixou 0,010 pontos e atingiu 1,311 por cento.

As taxas Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de bancos está disposto a emprestar dinheiro no mercado interbancário.

A descida sucessiva que acontece desde dezembro justifica-se com as operações extraordinárias de cedência de liquidez do Banco Central Europeu (BCE), que injetaram um bilião (um milhão de milhões) de euros na banca europeia.

Os mercados têm também a expetativa de que as taxas de juro diretoras do BCE, que se encontram em mínimos históricos, continuem baixas nos próximos meses.
Continue a ler esta notícia

Relacionados