Euribor sempre a cair. Será que BCE baixa juros em breve? - TVI

Euribor sempre a cair. Será que BCE baixa juros em breve?

Agência Financeira

Membro do Conselho Executivo do BCE diz que não deverá haver redução no curto prazo. Mesmo assim taxas descem

As taxas Euribor bateram esta segunda-feira novos mínimos históricos em todos os prazos, na expectativa de o Banco Central Europeu baixar os juros na próxima reunião mensal. No entanto, um membro do Conselho Executivo do BCE deu um beliscão a essa esperança.

No domingo, Benoit Coeuré minimizou as expectativas de um corte da taxa de juro no curto prazo, argumentando que os dados económicos mais recentes e a inflação não justificam uma nova redução.

O certo é que há um dado, revelado hoje, que é menos positivo: a confiança de empresários alemães caiu para mínimos de 2010.

Continua, pois, em alta a expectativa de uma redução dos juros para breve, no mercado, com a Euribor a seis meses, principal indexante do crédito à habitação, a deslizar 0,005 pontos percentuais para 0,452%.

Nos prazos mais longos, as taxas acentuaram igualmente as descidas, com a Euribor a 12 meses a cair 0,008 pontos para 0,703% e a nove meses a quebrar 0,007 pontos para 0,583%.

A Euribor a três meses, que serve em Portugal de referência para o crédito às empresas, recuou 0,003 pontos fixando-se nos 0,225%.

Desde dezembro de 2011 que as Euribor têm vindo a descer consistentemente, acompanhando a baixa taxa de juro diretora da zona euro, que está em 0,75%.

Recorde-se que as Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de bancos está disposto a emprestar dinheiro a outros no mercado interbancário.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos