Fisco apanha 30 mil empresas que não entregaram IVA - TVI

Fisco apanha 30 mil empresas que não entregaram IVA

14 mil empresas não estavam registadas nas Finanças mas emitiam faturas e estavam a operar

A Administração Fiscal detetou mais de 30 mil empresas que não entregaram o IVA, só no primeiro trimestre deste ano, revelou o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.

«Nos primeiros três meses de atividade da reforma da faturação foi possível detetar mais de 30 mil empresas com situações ilegais, irregulares, de não entrega do IVA devido com base nas faturas emitidas», referiu Paulo Núncio, em declarações aos jornalistas.

«Foi possível também detetar mais de 14 mil empresas que, embora não estivessem registadas nas Finanças, emitiam faturas e estavam a operar», acrescentou.

As empresas «apanhadas», graças à análise de 900 milhões de faturas, serão notificadas para cumprirem as suas obrigações fiscais.

«Se não cumprirem as obrigações, iniciar-se-ão os processos de correção e, caso seja necessário, os processos-crime por não entrega dos impostos ao Estado», explicou.



O comércio por grosso e a retalho e a prestação de serviços serão os alvos prioritários na fiscalização da Autoridade Tributária.

«A grande novidade é de facto a possibilidade de combinar uma fiscalização em modelo tradicional de visita às empresas e fiscalização das contas das empresas com os resultados muito relevantes da reforma da faturação», concluiu.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE