Fisco: atualização das rendas antigas lança confusão - TVI

Fisco: atualização das rendas antigas lança confusão

Casas (Rafael Marchante / Reuters)

Finanças recusam passar declarações de rendimentos aos inquilinos e estes não têm como provar junto dos senhorios que têm situação de carência

Relacionados
Está instalada a confusão. Os inquilinos que estão, neste momento, a receber cartas de atualização de rendas dos seus senhorios têm vindo a debater-se com a recusa das Finanças em passar a declaração indicativa do seu rendimento anual bruto corrigido (RABC), algo imprescindível já que lhes poderá dar acesso a aumentos controlados.

De acordo com o «Jornal de Negócios», sem esse documento é difícil dar uma resposta aos senhorios, dentro do prazo que a Lei exige e que são 30 dias.

Em vários casos, o prazo começa a ficar limitado, já que um número expressivo de senhorios enviou a carta de aviso logo no dia da entrega em vigor da nova Lei, ou seja, a 12 de novembro.

Na base da confusão está uma diretriz - emitida pela diretora de serviços do IRS - que mandou suspender a emissão de provas de rendimento, no que respeita à atualização das rendas ao abrigo das alterações introduzidas ao NRAU (novo regime de arrendamento urbano).

Resultado: várias repartições estão a levar esta ordem ao extremo e recusam, de todo, passar declarações de que o pedido foi feito.
Continue a ler esta notícia

Relacionados