Fisco: sindicato pede autoridade para trabalhadores dos impostos - TVI

Fisco: sindicato pede autoridade para trabalhadores dos impostos

(arquivo)

Falta de autoridade resulta do facto de os funcionários estarem ligados ao Estado por contratos individuais de trabalho e não por vínculo de nomeação

Relacionados
Os funcionários do Fisco deveriam voltar a ter vínculo de nomeação de forma a reforçar a sua «autoridade», declarou esta quinta-feira o Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI) numa nota à imprensa.

O STI queixa-se da «dissonância» entre «a competência demonstrada pelos trabalhadores da Autoridade Tributária e Aduaneira [AT]» em investigações como os processos Monte Branco ou Operação Furacão e «falta de autoridade» dos funcionários do Fisco.

Esta falta de autoridade resulta de os funcionários da AT estarem ligados ao Estado por contratos individuais de trabalho e não por vínculo de nomeação. O regime de vínculo de nomeação acabou no início de 2009, escreve a Lusa.

O STI cita um discurso recente da procuradora-geral adjunta, Cândida Almeida, para quem o «vínculo de nomeação definitiva» deve ser atribuído aos trabalhadores da AT, tendo em conta a sua «importante missão».

No final do mês passado, o presidente do STI, Paulo Ralha, disse à imprensa que os funcionários dos impostos têm «competência para fazer investigação, mas não têm autoridade».

Para além de mais eficácia no combate à evasão fiscal, acrescentou Ralha, reforçar os poderes dos agentes da AT teria um efeito dissuasor sobre as agressões a funcionários do fisco, que têm aumentado nos últimos meses: «É completamente diferente insultar ou agredir um agente da autoridade» ou um funcionário, disse o presidente do STI.
Continue a ler esta notícia

Relacionados