Se costuma viajar muito, provavelmente não terá notado grandes variações nos preços cobrados por quarto nos hotéis onde ficou hospedado. O preço médio subiu apenas 1% em todo o mundo entre Julho e Setembro deste ano, quando comparado com o mesmo período do ano passado. Esta é, pelo menos, a conclusão do Hotel Price Index do portal de reservas Hotéis.com.

No entanto, apesar da estabilização dos preços verificada já no segundo trimestre e também no terceiro, o preço médio de um quarto de hotel no final de Setembro estava mais abaixo do que a média de 2004. O índice, iniciado em 100 - o valor de referência - há seis anos, permaneceu em 99 entre Julho e Setembro.

Por continentes, o preço médio de um quarto, na comparação anual, ficou completamente estagnado na Ásia - mas, ainda assim, está 15% acima do verificado há seis anos - e subiu apenas 1% na Europa. As Américas apresentaram mais sinais de melhoria, com o preço médio a subir 4% nas Caraíbas e na América do Norte, e 6% na América Latina.
Redação / VC