Já experimentou um carro eléctrico? Aproveite que hoje é grátis - TVI

Já experimentou um carro eléctrico? Aproveite que hoje é grátis

Novo Peugeot iOn

Vários modelos disponíveis na FIL

Relacionados
Se ainda não experimentou conduzir um carro eléctrico e tem curiosidade, pode experimentar a sensação este fim-de-semana, sem pagar nada.

Nos dias 25 e 26 de Setembro, no âmbito do Portugal Tecnológico 2010, na FIL (Parque das Nações), só precisa de dirigir-se ao stand MOBI.E, na Praça da Energia, onde vão estar veículos eléctricos disponíveis para teste, cedidos pelas várias marcas, junto daquele que é o primeiro posto de abastecimento MOBI.E para veículos eléctricos, inaugurado no nosso país.

Aí, vai ainda poder ter uma experiência inovadora, conhecida como augmented reality (realidade aumentada), e ainda simular o impacto da mobilidade eléctrica no desempenho energético e ambiental de uma família.

A Agência para a Energia (ADENE) prevê que em 2011 a rede de abastecimento de veículos eléctricos conte já com 1.300 postos. Estima-se que no final da década, a frota nacional venha a ter 160 mil veículos eléctricos. Além de significarem 0% de emissão de poluentes, estes veículos são também mais económicos e mais silenciosos.

Como se abastece um carro eléctrico?

A rede para a Mobilidade Eléctrica é compatível com todas as marcas de veículos eléctricos. O carregamento é simples e seguro, através da ligação da ficha do veículo ao ponto de carregamento. Numa primeira fase, até 2011, os utilizadores poderão adquirir um cartão pré-pago da entidade gestora MOBI.E, que lhes dará acesso aos pontos de carregamento, sendo descontado o valor do carregamento. Este valor inclui a electricidade consumida e uma taxa pelo serviço de carregamento.

Toda a tecnologia envolvida foi desenvolvida em Portugal e permite encontrar o ponto de carregamento mais próximo e reservá-lo através de telemóvel ou PDA. Sempre que se desejar, basta aceder à Internet para saber qual é o estado do carregamento do carro.

A Rede de Mobilidade Eléctrica está presente em vários pontos do território nacional, dinamizada pela entidade gestora MOBI.E, que permitirá o abastecimento dos veículos eléctricos, mediante um cartão de carregamento. Este projecto tem uma incidência muito forte no sector residencial, mas terá também muitos pontos de carregamento de acesso público localizados nos parques de estacionamento público, parques de estacionamento dos centros comerciais, hotéis, aeroportos, estações de abastecimento de combustível convencional e na via pública dos municípios que aderiram à rede piloto.

Se vier a comprar um carro eléctrico, poderá carregá-lo durante a noite, aproveitando a energia produzida por fontes renováveis nos momentos de menos consumo (e que de outra forma seria desperdiçada) e através de carregamentos rápidos durante o dia, de acordo com as suas necessidades.

Todo o sistema foi pensado de raiz para permitir que, futuramente, se possa aceder a mais funcionalidades, como vender a carga disponível de volta à rede, ou até mesmo gerir a energia de forma integrada, produzindo cada pessoa a sua própria electricidade, através, por exemplo, de painéis fotovoltaicos, e carregar o seu automóvel, minimizando a compra de energia de um fornecedor. A mobilidade eléctrica será uma parte fundamental das redes inteligentes, que permitirão a gestão dos sistemas energéticos das cidades.
Continue a ler esta notícia

Relacionados