Juros descem e prestação da casa pode ficar 13 euros mais barata - TVI

Juros descem e prestação da casa pode ficar 13 euros mais barata

Descida dos juros por parte do Banco Central Europeu (BCE) pode significar um maior alívio para os orçamentos familiares

Relacionados
Desta vez são boas notícias. A descida da taxa de juro por parte do Banco Central Europeu (BCE) pode significar um maior alívio para os orçamentos familiares. Se as taxas Euribor acompanharem esta descida, a prestação da casa pode, em alguns casos, baixar 13 euros.

Vamos a contas:

Por exemplo, quem tenha um empréstimo de 100 mil euros a 30 anos poderá ter uma redução de 13 euros no que paga mensalmente ao banco. No entanto, o problema é que, actualmente, as taxas Euribor continuam em níveis bem superiores à taxa do BCE.

Estas taxas interbancárias continuam assim a reflectir as dificuldades de financiamento entre bancos. Desde a última descida dos juros, que aconteceu no dia 4 de Novembro, apenas a Euribor a três meses caiu, estando agora nos 1,47 por cento.

Já no caso da maturidade a seis meses, o principal indexante do crédito à habitação em Portugal, chegou a subir e fixa-se agora nos 1,7%.

Este cenário é reflexo de que a dívida soberana é que tem ditado as regras do mercado, uma situação que está hoje a um passo de ser resolvida na Cimeira Europeia que arranca esta noite.

Da nossa parte parece tudo caminhar para o entendimento. O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho já prometeu «abertura» e «flexibilidade».
Continue a ler esta notícia

Relacionados