[EM ACTUALIZAÇÃO]

O Ministério das Finanças anunciou esta segunda-feira que há mais 7.872 contribuintes com dívidas ao Fisco. A lista negra conta agora com 22.823 nomes.

Dos contribuintes que integram a lista, «4.231 são administradores ou gerentes que foram responsabilizados pessoalmente pelo pagamento das dívidas tributárias das respectivas empresas, em face da insuficiência do património destas para o pagamento dos impostos em falta», informa o comunicado enviado às redacções.

Actualmente, fazem parte da lista 22.823 devedores. O rol de contribuintes faltosos chegou aos 47.637, dos quais 30.517 efectuaram pagamentos.

Há 45 pessoas singulares com dívidas acima de um milhão de euros; entre as empresas que devem mais de 5 milhões de euros está o Boavista Futebol Clube.

Segundo o ministério, «a publicitação da lista de devedores tem constituído um importante instrumento de indução ao pagamento das dívidas» e prova disso é o valor das dívidas recuperadas pela Administração Tributária que ascende a 1,63 mil milhões de euros. O valor pago por estes devedores durante o ano passado cifra-se em 292 milhões de euros.
Redação / JF