Medidas antecipadas: prepare-se já para pagar mais - TVI

Medidas antecipadas: prepare-se já para pagar mais

O calendário que o Governo terá de cumprir, que já de si é apertado, está agora detalhado ao mês

Relacionados
Os portugueses vão pagar mais pelos cuidados de saúde já em Setembro. Dois meses antes, em Julho, os transportes públicos deverão ficar mais caros.

Para além disto, o acordo final da troika detalha ao mês a entrada em vigor das novas medidas do programa de ajustamento e antecipa alguns dos prazos, como é o caso da Taxa Social Única.

Assim, o futuro Governo, que vai ser decidido no próximo Domingo, não vai ter tempo de tirar férias, nem terá minutos a perder. O calendário, que já de si é apertado, está agora detalhado ao mês.

Medidas detalhadas e urgentes

Na primeira versão, as taxas moderadoras deveriam subir, indefinidamente, no terceiro trimestre deste ano. Com o acordo final, os portugueses vão pagar mais pelos cuidados de saúde já em Setembro.

No caso do corte das contribuições das empresas para a segurança Social o calendário é adiantado em três meses. Na primeira versão do Memorando a data apontava para Outubro: agora a proposta deve ser apresentada ainda em Julho.

Também as tarifas vão subir mais cedo do que se pensava para reduzir os subsídios do Estado, no que se refere às empresas de transportes públicos.

No entanto, o relógio das medidas também é adiantado para as empresas públicas e as parcerias público-privadas vão ser fiscalizadas mais cedo.

Mais uma missão em território nacional

Note-se que o Fundo Monetário Internacional está de volta a Portugal na semana que agora começa. A missão de assistência técnica aterra em Lisboa esta segunda-feira para iniciar o acompanhamento do programa económico da troika para a economia portuguesa, numa altura em que vão chegando também algumas tranches de ajuda.

Esta é uma missão mais curta, de dois dias, que tem como objectivo preparar terreno para uma mais completa a realizar o Verão.
Continue a ler esta notícia

Relacionados