Mexia mantém salário fixo anual de 600 mil euros - TVI

Mexia mantém salário fixo anual de 600 mil euros

António Mexia

Remuneração variável diminui, mas prémio plurianual aumenta. EDP pagou um milhão de euros ao presidente executivo em 2011

Relacionados
A comissão de vencimentos da EDP vai propor que o seu presidente executivo, António Mexia, continue a receber 600 mil euros anuais fixos. Ou seja, a mesma remuneração desde 2006, a que acresce uma remuneração variável que pode atingir os 80% da fixa.

Em comunicado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a comissão de vencimentos propõe manter nos próximos três anos o mesmo salário fixo anual, diminuindo a remuneração variável anual, mas aumentando o prémio plurianual.

A proposta, que será discutida na assembleia geral de 17 de abril, refere ainda que, os restantes administradores executivos continuarão a ganhar 80% da remuneração atribuída a António Mexia.

A comissão de vencimentos, liderado por Alberto de Castro, refere que «as linhas fundamentais da política de remunerações não serão substanciais» e que têm em conta a alteração na estrutura acionista da EDP.

A proposta é baseada em termo de comparação com «empresas de dimensão semelhante do PSI20 nacional» e com empresas estrangeiras, «nomeadamente ibéricas que integrem o Eurostoxx Utilities».

EDP pagou 1 milhão a Mexia no ano passado

O mesmo comunicado nota que, «não obstante as críticas de que tem sido objeto, o modelo de remunerações dos membros executivos da administração em que haja uma componente variável, continua a ser considerado como aquele com maior potencial para salvaguardar esse alinhamento estratégico de interesse».

A última remuneração de António Mexia fixou-se em cerca de um milhão de euros, com a componente variável e fixa, sendo que em 2009 recebeu 3,1 milhões de euros com o prémio plurianual.

Este ano, após ter cumprido mais um mandato, António Mexia voltará a receber o prémio plurianual se a comissão de vencimentos considerar que os objetivos foram cumpridos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE