Nissan investe 1,5 milhões de euros em nova fábrica - TVI

Nissan investe 1,5 milhões de euros em nova fábrica

Nissan Leaf

Depois de supender o investimento em Portugal, marca japonesa aposta no México para aumentar produção

Relacionados
O grupo Nissan prevê investir 2.000 milhões de dólares (cerca de 1,5 milhões de euros) numa nova fábrica no estado mexicano de Aguascalientes, com capacidade anual de fabrico de 600 mil veículos, o que vai permitir duplicar a produção anual nesse país para 1,3 milhões de unidades.

Isto vem acontecer numa altura em que a Nissan anunciou, na passada segunda-feira, a suspensão da instalação de uma fábrica de baterias para automóveis eléctricos em Aveiro, um investimento de 156 milhões de euros que previa a criação de cerca de 200 postos de trabalho na região.

De acordo com a edição desta quinta-feira do diário económico japonês «Nikkei», a nova fábrica da Nissan no México vai contar com três linhas de produção, cada uma com capacidade de montagem de 200 mil veículos por ano, e vai produzir os modelos Sentra, Note e Daimler AG.

A nova unidade vai tornar o México num centro regional de produção de veículos maior do que o próprio Japão, país de origem da Nissan, onde são produzidos, anualmente, cerca de um milhão de automóveis da marca.

O objectivo do fabricante japonês de automóveis é transformar o México numa base de exportação para a América no âmbito da sua política de aumentar a produção em países competitivos ao nível de custos, explica o «Nikkei», citado pela Lusa.

A médio prazo, a Nissan pretende alcançar vendas de 7,2 milhões de veículos por ano e uma quota mundial de 8% em 2016. Para isso, a marca japonesa planeia, também, duplicar a sua capacidade de produção na China até 2 milhões de unidades, até finais de 2015.

Em 2010, a Nissan produziu 4,21 milhões de veículos, dos quais 12,8% foram fabricados no México, em duas unidades fabris que a marca já detém, uma em Aguascalientes e outra no estado de Morelos. As duas totalizam uma capacidade de produção de 700 mil automóveis por ano.
Continue a ler esta notícia

Relacionados