Novo aumento de impostos? Governo não desmente - TVI

Novo aumento de impostos? Governo não desmente

Vítor Gaspar [MIGUEL A. LOPES/LUSA]

Agravamento do escalão superior do IRS e do IRC terá sido aprovado em Conselho de Ministros

Relacionados
O Governo não confirma nem desmente o aumento de impostos avançado esta quarta-feira pela edição online do jornal «Sol».

O semanário revela que o Executivo aprovou ontem, em Conselho de Ministros Extraordinário, o agravamento do escalão superior do IRS e também do IRC.

Confrontada pela Agência Financeira sobre esta matéria, fonte do Ministério das Finanças disse que a tutela «não comenta» a notícia, remetendo esclarecimentos para a conferência que vai decorrer esta quarta-feira às 15h, na qual o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, vai apresentar o documento de estratégia orçamental e anunciar o maior corte na despesa dos últimos 60 anos.

Se vierem aí novas mexidas do lado da receita, o escalão máximo de IRS, que é actualmente de 46,5% e que se aplica aos rendimentos superiores a 153,3 mil euros, poderá então ser agravado.

No que toca ao imposto sobre as empresas, o IRC, a taxa máxima actual é de 25% para uma matéria colectável acima de 12,5 mil euros. Para os rendimentos abaixo desse patamar, as empresas pagam um IRC de 12,5%.

Já esta terça-feira, o líder do PS anunciou que irá propor um agravamento do IRC em 3,5% para empresas com lucros superiores a 2 milhões de euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados