O preço da água motivou este ano quase 2.900 reclamações de consumidores à Deco, ultrapassando já o total do ano anterior, revelou a associação de defesa dos direitos dos consumidores.
«Este ano temos recebido muito mais queixas e pedidos de informação sobre água, até porque estamos numa altura de crise que se reflete muito nos serviços públicos essenciais», como a água ou a eletricidade, explicou à Lusa o jurista da Deco, Paulo Fonseca.
Em todo o ano passado a associação recebeu 2.642 reclamações relacionadas com a água, número já ultrapassado pelas 2.890 queixas registadas até outubro deste ano.
«Os consumidores percebem que nuns municípios se paga mais do que noutros e em tempos de crise, quando querem cortar nas despesas, questionam-se porquê e não percebem, porque há falta de transparência na informação prestada sobre essas tarifas», defendeu o jurista.
A associação assume a sua «grande preocupação» relativamente à possibilidade de o governo decidir privatizar a água, no âmbito da reestruturação em curso no grupo Águas de Portugal.
«A Deco está bastante preocupada, pois trata-se de um bem essencial. Quando se fala em privatização em alta [captação de água] estamos a falar de infraestruturas fundamentais e que merecem estar sobre a tutela do Estado, caso contrário estamos a criar uma abertura para aumentar os preços sem monitorização ou regulação do Estado», afirmou o jurista.
A disparidade dos modelos tarifários e de gestão em Portugal e todos os problemas relacionados com o setor da água, vão ser debatidos na quinta feira num encontro organizado no Porto pela associação, no qual participam responsáveis da entidade reguladora (ERSAR) e da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), entre outros especialistas.
Preços da água: Deco recebe quase 3 mil queixas
- Redação
- 24 out 2012, 08:37
Consumidores querem saber porque se paga água mais cara nuns concelhos que noutros
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