PT lucra recorde mas paga menos impostos - TVI

PT lucra recorde mas paga menos impostos

Vivo funcionou como chave do cofre dos maiores lucros de sempre de uma empresa em Portugal. Operação concretizada através de companhia holandesa aliviou carga fiscal

Relacionados
Era esperado que a PT alcançasse lucros chorudos no ano passado, tirando partido da venda da sua participação na brasileira Vivo à Telefónica. E para além deste «negócio de ouro», a empresa de Zeinal Bava conseguiu o xeque-mate ao pagar menos impostos.

Há dois anos a companhia de telecomunicações teve de tributar 105,9 milhões de euros e, segundo as contas de 2010, apresentadas esta quinta-feira, o Estado tem direito a encaixar apenas 77,5 milhões.

A «proeza» deveu-se precisamente ao troféu Vivo. É que a operação de venda foi feita através da Brasilcel BV, uma empresa detida pela Portugal Telecom SGPS e que tem sede na Holanda, um país onde a carga fiscal é bem menos pesada.



A mais-valia adquirida no negócio chegou a Portugal já livre de impostos, o que explica a descida da tributação no ano passado.

Desta forma, parte do lucro da venda da Vivo vai acabar nas mãos dos accionistas da PT. E com um dividendo partido em dois: um decorrente desse negócio - no valor de 65 cêntimos por acção - e um dividendo ordinário no mesmo valor que diz respeito ao fecho de contas de 2010.

O presidente da operadora, Zeinal Bava, garantiu que PT está numa situação «confortável» e que, até final de 2012, não terá «necessidades de refinanciamento».
Continue a ler esta notícia

Relacionados