Reavaliação de casas começa em Dezembro e IMI vai agravar - TVI

Reavaliação de casas começa em Dezembro e IMI vai agravar

Processo de avaliação vai abranger 5,4 milhões de prédios, vai ter como consequência o aumento generalizado do IMI e é para estar concluído no final do ano que vem

Relacionados
Se tem um imóvel urbano que ainda não foi avaliado com base nas novas regras em vigor desde 2004 esteja atento porque deverá ser contactado pelo Fisco, com o novo valor da avaliação do seu prédio.

De acordo com a imprensa económica este processo vai abranger 5,4 milhões de prédios, vai ter como consequência o aumento generalizado do IMI e é para estar concluído no final do ano que vem.

Começa assim a contagem decrescente e é já a partir de Dezembro que as Finanças vão começar a avaliar as casas.

Note-se que a medida foi uma das exigências da troika em vem agora bem explícita no Orçamento do Estado. A exigência é de que o valor patrimonial fique próximo do «valor de mercado» até ao final do próximo ano.

Na prática deixam de existir dois tipos de taxas de IMI, tal como acontece hoje em dia e todas as casas pagarão o imposto segundo os mesmos critérios.

Estão então salvaguardados também os proprietários. Se o contribuinte não concordar com o novo valor atribuído ao imóvel pode contestar e pedir uma segunda avaliação do imóvel.
Continue a ler esta notícia

Relacionados